top of page

ESPERANDO MUDAR



“ Uma sábia senhora simples do povo passeava com seu cãozinho por um parque quando surge um conhecido com uma caixa de presente nas mãos. Oferece-o à senhora que recusa veementemente. O conhecido falou muitas coisas, gesticulou, mas mesmo assim, ela não aceitou o presente e continuou seu passeio. Um jovem ainda hávido por ter objetos, a princípio quis muito ter recebido aquele pacote de presente, mas como o conhecido se foi apressadamente, o jovem resolveu interpelar a senhora: -Senhora, por que não aceitou um pacote tão bonito e sugestivo como presente? Um sorriso terno brotou e seus lábios ao dizer-lhe: -Jovem, não aceito pedras porque com elas só poderia devolver pedradas”

Estamos escolhendo nossos presentes, os que gostaríamos de dar e de receber. É porque mais um ano chega ao fim, com tropeços e atropelos, e assim, quase sem pensar estamos planejando um novo ciclo. Como sempre desejamos entre outras coisas aos nossos queridos: saúde, amor e paz, embora saibamos que não são aquisições tão fáceis de se ter. Mas mesmo assim, desejamos até sem pensar muito, por hábito. Sabemos que segundo Albert Einstein tudo é relativo, então essas palavras são simbólicas, isto é, cada pessoa dará interpretações de significados diferentes. Pode ser que algumas pessoas levem a sério esses votos de boaventuranças, mas a maioria não vai prestar atenção. Sabemos disso porque entra ano e sai ano, só algumas pessoas conseguem efetivamente alguma mudança que lhe dê sucesso . Todos pedimos saúde e paz, mas temos convênio médico pois vai que..., só amamos a pessoa enquanto está do nosso lado, se nos separamos imediatamente a odiamos, e muitas vezes vivemos no estresse, mau humorados, num caos infernal. Então, não tem receita para esse bolo?

Tem sim e se resume numa pequena frase – a própria pessoa é quem impulsiona a si mesma para a direção da vitória, da boa sorte e da saúde e só a pessoa pode levar saúde, amor e paz a si mesma.

Segundo o microbiólogo René Dubos, “A pessoa que experimenta a decadência é aquela que não soube se esforçar. Uma pessoa que não se esforça, não consegue avançar nem progredir na vida. A história tem provado que tal pessoa consequentemente não consegue ser feliz. Não há registro, não se conhece alguém que se tornou realmente feliz sem ter feito algum esforço.” Gostaria de perguntar a você o quanto não se esforçou no seu trabalho ou na sua vida pessoal, se um dos entraves deste ano que se finda não teria sido a sua grande capacidade em defender-se e ficar com seus velhos pontos de vista” relativos”, ao invés de esforçar-se para melhorar como pessoa.

Nós nos achamos o centro das atenções. Qualquer atitude negativa do outro pode soar como um ato deliberado a nos atingir. E acaba dotado de maior emoção que devia,ressoando como algo deveras ruim . Automáticamente compraremos aquele “lindo pacote de pedras” e reagiremos retornando a” pedra “que acreditamos terem nos jogado. Com isso damos “munição” ao outro que agora tem um “belo elemento” para jogar de retorno. E essa saga tende à continuidade. Então ao invés de ser dada excelente atenção aos nossos afazeres, damos excepcional atenção ao suposto oponente, entrando na lei de causa e efeito. O maior esforço a ser feito está em olhar para dentro de si, observar que não se deve aceitar pedras, e focar nos verdadeiros objetivos que o motivaram um dia. Esse dia pode ser dia 1 DE JANEIRO DE 2018. Mas querer que as situações se resolvam por si é no mínimo ingenuidade, pois sem esforço nada será diferente . Por mais desfavorável que forem as condições, agora será a hora para você fazer em você as transformações que sempre almejou, e assim conquistar vitoriosamente as metas colocadas. Nada de aceitar pedras como presente, seja sábio, você poderá utilizar sua inteligência para defender-se simplesmente desqualificando a situação desagradável, pode nem ter sido direcionado a você. A palavra imediato quer dizer que “Agora é a hora de agir”. E BOM NATAL COM UM ANO VITORIOSO. Você será a pessoa mais beneficiada. Porém fará parte de um imenso movimento em favor da Paz Mundial.

“Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?

(Nichiren Daishonin, Budha ano 1.250)

Matéria publicada no jornal 10/12/2017



Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page