top of page

ORTOREXIA, UMA NOVA DOENÇA

“A sua aparência física é o resultado do âmago da sua consciência” (Budha)

Acredito que o leitor vem percebendo o movimento de beleza e juventude prolongada a qualquer custo,e o quanto a estética alcançou proporções exageradas da beleza corporal , principalmente aqui no Brasil. Não sei se é real, mas ouvi uma pesquisa que dizia, “ só no mercado de calças jeans no Brasil é que a China ainda não consegue entrar, porque nossas calças são mais justas do que na maioria dos outros países”. E também está na boca das pessoas da mídia que há um enorme número de cirurgias plásticas no Brasil com fins estéticos. Todos querem a melhor forma física e isso inclui malhar, as vezes até a exaustão; Nutrrólogos em alta também, cardápios exóticos visando sempre a melhor alimentação para desenvolver músculos e massa magra. Com isso, temos um quadro onde o brasileiro cobra tanto o corpo perfeito que precisa correr muito atrás dele.

Toda essa preocupação no meu ponto de vista tem a ver com o medo do ENVELHECIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Seria uma espécie de corrida à busca da” juventude eterna”. Isso ocorre como numa tentativa de esquiva, de fuga. Do que? Das críticas preconceituosas, maldosas e desqualificativas sobre o desgaste físico corporal anunciado principalmente através da flacidez sequencial e natural da pele. Esquece-se que suas marcas e sulcos são aquisições ocorridas ao longo de muitos e muitos dias de experiências maravilhosamente interessantes, vividos com plenitude, proporcionando o aprimoramento daquele ser humano e geradores de algo que nem todos conseguem conquistar: – a velhice.. .

Portanto gostaria de compartilhar uma entrevista que saiu na” Folha de São Paulo, com uma nutróloga, Liliane Oppermann”, pois acredito que quando temos ciência de determinada patologia surgindo na sociedade, torna-se mais fácil evitá-la, e se uma vez instalada, sua cura seria mais trabalhosa.

Segundo Liliane, preocupações em excesso com o estilo de vida fitness e com a qualidade dos alimentos consumidos, pode levar à inadequação que infelizmente levará à doença denominada ortorexia.

Explica que é diferente dos outros distúrbios alimentares, e surge da preocupação com o estilo de vida fitness em relação à qualidade dos alimentos que vai consumir. A pessoa acreditando que um grupo de alimentos é prejudicial, isola-o bem como alguns outros grupos de alimentos que lhe farão falta, mas ela não consegue entender que aquilo faz mal à sua saúde.

E a pessoa vai ter várias consequêcias, e aqui estão alguns sintomas clínicos, a saber:

-Anemia; osteoporose;- deficiência imunológica;- perda excessiva de peso;- distúrbios digestivos; -impotência sexual;- lesões oculares; -insônia; -amnésia; etc.

A pessoa passa a mudar o comportamento, e o principal é que se exclui socialmente, evitando eventos sociais. Como vai ter perda excessiva de peso, poderá acabar desenvolvendo outra patologias na sequência - anorexia (falta de desejo e recusa total aos alimentos por se achar gorda); - que pode ser acompanhada pelo quadro de depressão.

Veja na lista abaixo sintomas característicos do portador de Ortorexia, e alerte alguém se identificar alguns desses sintomas:

-Recusa a qualquer alimento industrializado, ou com conservante, ou corante;

-Exclusão radical do sal, açúcar e gorduras (mesmo a boa);

-Obsessão pela forma de como o alimento foi preparado ( se desconfiar que tem óleo não come de jeito algum);

-Só come aquilo que cozinha;

-Se burlar “A regra” e comer algo, “se culprá violentamentea” pelo “crime”;

-Não acredita nos profissionais da área de saúde, não ouve, só se ouve;.

-Critica as outras pessoas com seus hábitos alimentares “errados.”

Precisamos deixar claro que vida saudável faz muito bem. Cuidar da aparência física, de uma alimentação mais saudável é corretíssimo.

Poi é! Podemos concluir que quando há moderação, nada nos faz mal, afinal, somos seres onívoros, preparados para digerir tudo o que tem sobre e sob a terra, no ar, no mar, e a idéia de juventude eterna, que do meu ponto de vista é ela a assustadora, precisa ser revista. Vamos querer o prolongamento da insensatez, da ganância, do ódio, das guerras? Não vejo campanhas fitness para essas pessoas “pesadas emocionalmente” perderem esse tipo de peso, a ponto de se sentirem “criminosas” caso quebrem as regras sociais.

Já escrevemos em artigos anteriores, que as “Posições frente situações da vida diária radicais, envolvendo sentimentos que não são nobres produzem com o tempo variedades de doenças (psicossomática)”. A verdadeira fuga deve ser dos ditames da moda a seguir, do produto a ser comprado, dos preconceitos instalados provocando novas doenças Se você tem alguns desses sintomas procure ajuda de profissionais. O caso é sério, acredite.

“Para envelhecer é preciso ter muita coragem” (Rita Lee, cantora de rock)

Matéria Publicada no jornal em agosto/2018

Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page