top of page

CRENÇAS EM FALSAS IDÉIAS PODE SER IMUNIZAÇÃO COGNITIVA


Se você acredita, parece verdade. Carlos Castañeda


No ano de 1987 numa visita ao Paraguai, conversava com uma amiga estabelecida lá há algum tempo. Toda contente me mostrou um carro brasileiro, que ganhara do esposo e cujo preço ficou metade do que realmente valia. Me espantei e perguntei como era possível um carro ser vendido lá por um preço tão diferente. Ao que ela me respondeu com desenvoltura e simplicidade que – o carro era roubado no Brasil. “ Não consegui desfazer nela a idéia de que isso não é certo.”

Aposto que você leitor está pensando em alguém com essa característica. Por exemplo, recentemente um curandeiro brasileiro teve seus atos libidinosos, violentos e letais desmascarados, com mais de quinhentas queixas partindo de várias partes do planeta, um vilão na essência, e mesmo assim, muitos seguidores não acreditam nisso e continuam cultuando a sua “santidade”.

Estamos frente aos imunizados cognitivos, os vacinados aos fatos reais objetivamente, e esta situação pode ser encontrada em vários seguimentos sociais, sendo também nitidamente percebido na política.

Eles são portadores de um escudo imaginário que permite que se agarrem a valores e credos mesmo que fatos objetivos demonstram que eles não correspondem à verdade.

A Imunização Cognitiva tem como pressuposto um funcionamento do cognitivo que ficou diferenciado , e deixa de usar a razão para usar o terreno da fé.

Cognitivo tem a definição de um processo de aquisição de conhecimento. Engloba todas as funções do raciocínio ( atenção, concentração, memória, juízo de valores) proporcionando os aprendizados e sendo interpretados pelas emoções; que chegam ao cérebro através dos órgãos dos sentidos (visão,paladar, tato, olfato, audição, intuição)

E na fé, tem-se por pressuposto a adesão pessoal não demonstrável e não comprovável. É uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nessa idéia ou fonte de transmissão. É dispensar o raciocínio lógico. É quando argumentos lógicos deixam de ser relevantes, existam eles, ou não. Fé e razão não são opostos, mas são distintos, só isso.

( Há um grande valor na fé pois se eu disser a uma mãe cujo filho acaba de morrer que cientificamente, a morte é vista como parte da vida, e que as lágrimas dela estão sendo em vão, ela não vai parar de chorar e sentir a dor da perda; mas se eu disser a ela que o filho agora está com Deus, ela se acalmará e o chorar fará parte. Na fé a grande força é a de não ser racional e não ser científica, mas sim é de ser terapêutica, cuida da psique, da alma).

Voltando ao assunto, falamos em imunização quando a fé não se aplica ao caso, porque a razão é que deveria ser utilizada. Interessante notar pessoas com bom nível intelectual, que não ganham nenhuma vantagem com determinado assunto, e que defendem ferrenhamente o indefensável .

Por que isso aconteceu?

É preciso trilhar um caminho antes de chegar aí, que inclui : ações e palavras que ela foi incorporando como verdades absolutas.

Inicia simpatizando com a situação, a privilegiando, considerando como verdade fazendo disso sua bandeiras

Ao perceber pessoas contrárias, e por medo de ser influenciada no que agora considera “suas idéias” afasta-se e isola-se de quem tem opiniões diferentes ou contrárias.

Para re-forçar procura textos cuidadosamente escolhidos que falem sobre o que ela quer ouvir. Com isso só vai expor seus pensamentos conectando-se a grupos dos pensadores como ela, e que também trabalham para combater idéias dos grupos contrários. Seu foco passa a ser totalmente centrado nos erros ou pontos fracos dos agora seus“adversários”.

Estão todos com a mesma “Cabeça Feita”,e essa decisão os fazem caminhar com firmeza. Criam slogan e o utilizam como repetição. E com isso criam a materialização de uma situação.

Gostam de ter a última palavra, pois se perder uma discussão ou uma idéia – o que iria por no lugar? As mentes evoluiram para não avaliar - verdade e mentira. O Imunizado cognitivo está vacinado aos fatos reais, objetivamente, dos assuntos em geral dessa pauta. Está entorpecido e incapaz de abstrair o “óbvio”.

Somos uma sociedade doente!

“ A mente que se abre a uma nova idéia ,jamais voltará ao seu tamanho original ”. C.G.Jung

Matéria publicada no jornal em junho/2019




Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page