top of page

REFLEXÕES PARA UM ANO REALMENTE NOVO.



“O apóstolo Paulo, recorda a reciprocidade dos deveres entre pais e filhos: “filho, obedecei em tudo aos vossos pais, porque isto agrada ao Senhor.Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não desanimem.” (C/ 3.20-21).


Muitas expectativas, ano se iniciando, porém às vezes sinto medo: -Será que estamos conseguindo criar jovens valorosos? Olho ao redor e tudo o que mais vejo são meninos e meninas encimesmados, cabisbaixos, indolentes, e bastante apartados do aqui e do agora. Me parece que estão sempre na busca de engolir todas as situações que são postas por uma seleção (algorítmica ) que só os conecta com o que demonstraram interesse. Quero incluir os pais também nesta reflexão. O QUE EXISTE DE TÃO IMPORTANTE NAS REDES SOCIAIS QUE DEIXA AS PESSOAS COMPLETAMENTE VICIADAS NO CONTROLE DAS PUBLICAÇÕES???

Recebi um casal amigo do meu filho em casa cujos pais continuavam maravilhados com seus celulares e suas notícias, desprezando a oportunidade para curtir ar livre, paisagem agradável, brincar e dar atenção aos filhos, e a pequena criança de 2 anos caiu na piscina. A família teve muita sorte por estarmos “presentes de fato” perto do local, e pudemos socorrê-la em tempo.

Agora vamos pensar no que nos está recordando Paulo, e comparar com esse exemplo acima que é um a mais, tão banal e comum do quotidiano atual.

Percebe-se que ficará difícil criar jovens de valores quando seus pais os irritam na medida em que não têem a devida atenção, o devido exemplo, o diálogo,e principalmente o olhar penetrante dos pais, apontando ao filho o caminho a seguir.

Por outro lado para obedecer ordens, essas devem ser claras e objetivas. As atuais geralmente estão mascaradas pelo comodismo dos pais em permanecerem na zona de conforto, assim terão mais tempo nos seus aplicativos recebendo muitas curtidas. E os filhos na imitação, criam sua vida de internauta.

Carl. Gustav Jung, (psiquiatra) dizia que uma criança necessita co operar para então mais tarde operar.Então, parece que os filhos estão dividindo o celular com seus pais, e “viva a pepa” desde tenra idade. É o que estão aprendendo. Filhos de classe média precisam ser pessoas de valor, de atitude, mas percebe-se uma certa indolência no ar quanto a dar o seu melhor. No entanto, várias crianças com poucas possibilidades sociais,das periferias mais abandonadas pelo sistema, iniciam cedo no tráfico de drogas, mercadorias, e outros; e estão sempre despertadas, atuando e dando o seu melhor – só que para o lado oposto.

Todos estão co operando para um dia operarem sozinhos, só que uns cheios de garra e determinação, mais qualidade o que atrairá sucesso onde não se devia ter.

Outros, desrespeitosos com seus pais, com seus professores, com pessoas do seu convívio, insatisfeitos com quase tudo, nem sempre humorados, nem sempre excelentes alunos, nem sempre aprendendo a dar o seu melhor.Estão desanimados! E nem sempre serão bem sucedidos, pois as situações todas da vida, e as nossas superações às situações encontradas no curso dela, dependem de coragem( FÉ),e esforço.

Interessante notar que temos a orientação, citada acima por Paulo, e mesmo sendo algo aparentemente tão simples, também estamos negligenciando-a. Fazemos ao contrário, os irritamos por não sabermos ouvir primeiro para conversar depois, e eles não nos respeitam, por não entenderem o que estamos propondo.

Será que em 2020 teremos condições de melhorar nossos exemplos a serem seguidos? Poderemos criar um tempo sem celular para conversar mais, expor nossas opiniões, deixar claro o que pensamos quanto à filosofia do viver, quanto às nossas crenças, herança familiar e seus costumes, nossa garra para viver, falando sobre nossos esforços de maneira alegre, e da nossa determinação quanto a nossa fé?

Podemos pensar em deixar boas pessoas para a sociedade, mas a atitude que tivermos é que contará essa história num futuro não tão distante,

Vamos unir as nossas forças, todos os pais, de bem que querem seguir a Paulo, católicos ou não, rumo à criação de pessoas valorosas!!

Matéria publicada no jornal em fevereiro/2020


Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page