top of page

GRITO PORQUE ESTOU SAINDO DO SÉRIO NESTES TEMPOS DIFÍCEIS!



“Trancada em casa, quarentena, essas crianças me tiram do sério e não aguento, tenho de gritar para me obedecerem, e para eu não enlouquecer!!”

Podemos pensar muitas formas de” por que” uma pessoa grita, uma vez que normalmente o interlocutor está perto e ouve perfeitamente, se falarmos no nosso tom de voz normal. E por isso, acredito ser um bom tema para reflexão.

Em primeiro lugar veja aqui um pensamento do filósofo Leandro Karnal:- “Temos o costume de não ouvir o outro. Eu digo que sou de aquário e você responde o seu signo. Eu digo que estou cansado e você responde que também está. Eu digo que tenho dor de cabeça e você diz que tem um tumor.” Temos aqui o tipo que não ouve, apesar de se acreditar o contrário. Perceba que ele não teve escuta, e o assunto pertinente ao locutor, perdeu-se no espaço. E fica a dúvida - Muitas vezes os pais não olham para o filho quando este fala, o que pode dar a impressão de que o filho não está sendo ouvido.

Normalmente perto de alguém que grita, pode coexistir alguém que não ouve. Também é do nosso estimado Leandro Karnal a frase: – “Estamos gritando desesperadamente para sermos observados, nos sentimos muito solitários”. Outra boa reflexão que podemos fazer leitor, é observar parte da nossa juventude atual que depreda, picha muros, se mutila até sangrar, se droga, como fossem altos gritos transformados em movimentos, da expressão das suas dores... só para chamar a nossa atenção, querem ser ouvidos.

A, certamente você pode se considerar muito bom ouvinte, e achar que não responde e nem dá sua opinião para não magoar a pessoa. Mas depois de algum tempo, de repente, não aguenta e... explode. Só que ao entrar o raciocínio lógico em ação após essa catarse, contorna sabiamente o problema, pede desculpas, e... se entristece, remoe, se culpa, e se arrepende da tamanha explosão e gritaria.

Mas por que a gente grita? Por algo que o irrite, produzindo falta de paciência, e por estarmos com desequilíbrio emocional, produzimos como fruto, o grito, porque o emocional está abalado. É necessário vasculhar se tem algum distúrbio físico como motivador também, do tipo hormônios, mas caso não haja, o grito vem como símbolo de quero ser ouvido, ou como a falta de razão, onde se procura a dominação através da força.

A atitude de funcionamento pela imposição com o grito é bastante prejudicial para quem ouve, mas também é igualmente mal para quem grita. Quem grita, muito provavelmente terá vários problemas sociais, perda de amigos, emprego, outros, porém, poderá ter outras companhias que são desagradáveis, como

ansiedade, excesso de estresse, depressão, componentes esses que geram irritabilidade e falta de paciência.

Mas você já parou para observar os amantes? Eles falam baixinho, voz suave, ao pé do ouvido, e como se entendem! Provavelmente o coração deles está tão pertinho que não há a necessidade de um volume maior na voz. Ainda sorriem com ternura um para o outro!!

Esse pensamento me remete a uma possibilidade, a de que o coração de quem grita esteja longe o suficiente para não ser ouvido na voz normal. Pode ser que quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito e quanto maior for a distância, mais forte gritarão, e um dia estarão tão distantes, que não haverá mais palavras para alcança-los.

Sigmund Freud, pai da psicologia dizia que “Somos feitos de carne mas temos de viver como se fôssemos de ferro”. Freud nos diz que necessitamos “aguentar” as adversidades com equilíbrio emocional, e necessitamos de conhecimento pessoal para isso. Porque quase sempre o problema está em mim e não no outro.

Em tempos atuais, estamos percebendo muitas pessoas manifestando desequilíbrio emocional, mas a verdade, é que elas sempre tiveram esse desequilíbrio, só ainda não havia uma situação que fosse forte o suficiente, para que ele se manifestasse. Assim como a mãe do nosso exemplo inicial, se você está sentindo algo parecido, se descartada a possibilidade física, procure ajuda psicológica. As dificuldades virão, viver é enfrentá-las. Não é a Pandemia covid 19, mas cada um de nós, o desequilíbrio já estava lá, causados por nossa ignorância, nosso ódio, nossa vaidade, e que farão as nossas reações mediante cada fato

. Vamos sussurrar no ouvido das crianças?


Se quiseres suportar a vida fica pronto para aceitar a morte”. Sigmund Freud



Agende sua consulta online (11) 97413-5371


Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page