top of page

O COMPORTAMENTO MEDIANO


Maneco consegue trabalho em uma lanchonete. Sua função é ficar na chapa quente fazendo quatro tipos de lanche. Depois que aprende , realiza seu trabalho e sem se atrasar e nem adiantar no horário, cumpre e desempenha satisfatoriamente. Só que as vezes esquece de limpar a chapa, outras vezes não limpa os respingos de gordura na parede, raramente passa uma vassoura no chão. Alega ter sido contratado para fazer lanches. Um dia inquirido se gostaria de aprender a fazer e servir o café expresso na máquina, ele se recusa, alegando que aquilo que faz já era muito; e depois, “folgados” vão ficar pedindo a ele que faça um serviço a mais.

Alguns meses depois ele perdeu o emprego, e culpa até hoje o patrão e os colegas, pois todos queriam o mal dele por inveja.

Do outro lado do mundo, na mesma época, um garoto de uns 15 anos entrega ao professor um trabalho escolar, e ao ver o desleixo do trabalho, o professor segura o garoto pelo braço e diz a ele em voz normal mas muito sério:” Nunca mais me entregue um trabalho que não tenha se empenhado ao máximo para fazer”.

Vamos falar do Maneco, a tradicional pessoa mediana, isto é, na média, medíocre. Essa palavra corresponde a um tipo de valor que separa a metade maior e metade menor de uma amostra que no nosso exemplo, trata-se de população.

A grande maioria das pessoas acredita que ser medíocre é o normal, então, ao receber uma ordem a executa e não pensa em nada a mais, achando-se com isso ser a pessoa ótima. Coisas bobas, do cotidiano, quer ver? Lava a louça e não limpa a pia, ou não recolhe o lixo do cestinho, ou não limpa o fogão, ou não passa um pano no chão. Vai ao banheiro e dá a descarga, mas não fecha a tampa, ou não recoloca o papel higiênico que acabou, ou nem retira o papelão do rôlo terminado. Toma banho deixa o sabonete na água e não retira os cabelos do ralo. Varre o quarto mas não retira o pó. Vai buscar um suco ou café na cozinha, mas não oferece para os colegas de trabalho ou aos familiares. Recolhe a roupa do varal mas não a dobra. Faz estritamente o que lhe foi solicitado.

O medíocre nunca surpreende o outro.

Sabemos que em tempos difíceis há muita gente oferecendo seus préstimos para um número menor de ofertas de trabalho. Aqui reside o problema do medíocre, pois os serviços que ele oferece na empresa são iguais aos comportamentos dele em casa. É assim a forma dele cuidar de tudo, (incluindo relacionamentos e família).

Maneco até tem um currículo interessante, é contratado, mas depois de algum tempo vê outros alcançarem posições de destaque e subirem de cargo na empresa, então se desmotiva, passa a fazer seus deveres com descaso, e aos poucos dá motivos para ser repreendido, “inconscientemente se demite”, até ser demitido. A vida do medíocre se resume a ter tudo “meia boca”, pois é como ele planta e como colhe. E assim nosso Maneco caminha pela vida, “sem sorte”.

O garoto que teve o trabalho escolar recusado, Mike Singletary, nascido em Houston, Texas, aprendeu a ser uma pessoa que só fazia dando o seu melhor, uma vez tão alarmado que ficou após aquela carraspana do professor. Habilidoso, excelente inteligência cinestésica aprendeu a se superar a cada situação, esforçando-se ao máximo. e seguiu para os esportes. Sua trajetória foi coroada de êxitos e exemplos. Ele foi beque central dos Bears de Chicago, o famoso time de futebol americano, e com todo seu esforço, fez o time que era medíocre, crescer; e o levou à várias vitórias, foi um vencedor na vida, foi treinador, um herói para o seu time, amado pelos torcedores, admirado por seus amigos e quem mais convivesse com ele. Além, teve uma bem sucedida carreira na Baylor University. Após se aposentar, utilizou sua vasta experiência pessoal, tanto den tro do campo como fora dele, para contar sua trajetória, explicando quando fracassava e o que precisava fazer para ter um bom desempenho individual; e a dificuldade em ser membro eficaz em uma equipe. Criou um curso com vídeo motivacional para empesas na formação de equipes, denominado “Time de Águias, visto em muitos países inclusive no Brasil, ajudando centenas de pessoas a entenderem o quanto é bom dar o seu melhor. Originou 85 filmes, e tem vários livros escritos, além de 6 filhos.

Então, dê o seu melhor sempre que possível, na casa, com seus pais, cônjuge, com seus filhos, e só tem uma coisa a ser feita: ESFORÇO. Isto compreende de abrir mão de vários prazeres, adquirindo constância, disciplina, e sem esperar do outro. É remar contra a maré

XÔ preguiça, XÔ procrastinação, XÔ auto piedade. Ou quer ser conhecido como o medíocre?

Matéria publicada no jornal 10/08/20


Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page