top of page

AUTOSSABOTAGEM




Mila, aos 32 anos, está preocupada com o namorado. De um lado gosta muito dele, porem sempre as voltas de encontrar algo que o desabone, o investiga nos mínimos detalhes. Sente ciúme de suas amigas, e desdenha das amizades dele em geral. Não quer investir energia também nos conhecidos do rapaz, cuja atividade o faz figura pública. Será que existe uma razão concreta para esse comportamento?

Jonas, pessoa sofrida, batalhador, sempre ajudou nos afazeres da casa, ama a mãe e os irmãos, vive com a família. Ajuda em grande parte das despesas. É serio simpático e amistoso. Por ser um pouco mais vivido, compreende e conversa sempre que ela desconfia de algo, e ajusta suas atitudes, para conviverem pacificamente. Pessoa de humor constante, têm uma leveza para resolver problemas e sempre vê soluções interessantes. Além disso, lava a louça, cozinha, limpa o que for necessário. Sem sofrimento.

As leitoras estarão pensando que também gostariam de namorar Jonas. Onde está o problema? Na AUTOSSABOTAGEM.

Auto - prefixo grego –próprio; sabotar – ato de prejudicar uma atividade. Então Mila tem o hábito de atrapalhar as próprias tarefas.

Outras vezes, já aconteceram namoros interessantes, que se desfizeram. Inclusive um casamento na juventude.

Autossabotagem é um mecanismo de defesa contra conflitos, mas ao invés de proteger, prejudica. Impede as conquistas dos objetivos.

Acontece sempre quando o cérebro está no auge da atenção, e não em momento de cansaço ou distração. Quanto mais focado o pensamento, maior a chance de autossabotagem. Pode ser consciente, inconsciente ou ambos. De onde vem?

Normalmente ela deriva de traumas vividos na infância, ou adolescência, experiências de comportamento negativo, gerando sentimento de fracasso.

Sendo assim, críticas de familiares (outros) pode perturbar por muitos anos.

O maior sentimento é culpa – característica dos humanos, todos sentem, desde sempre inserida na cultura.

Lidar com culpa implica em perdão ou expiação por algum erro. Perdoar outros é mais fácil do que autoperdão. (temos artigo sobre o perdão). Perdoar-se não significa esquecer, mas entender, e fazer diferente daí pra frente. Se isso não for possível, vai

espiar seus erros, impondo a si o insucesso de seus atos. Paga com fracassos. Evidencia suas crenças limitantes, e justifica com a falta de sorte.

Podemos entender que Mila tem suas razões para usar esse mecanismo de defesa, e quando qualquer ação de Jonas a remete aos seus sentimentos antigos, a insegurança se evidencia, a remete para o sentimento desagradável do qual quer fugir. O objetivo maior dela, encontrar um companheiro agradável aconteceu. E está altamente focando, por isso, ao menor resvalo de Jonas o sentimento vem forte. Existe um caminho cerebral que é percorrido imediatamente, como numa neurose de compulsão ( exemplo -não quer comer mas come).

As formas de autossabotagem podem ser diferentes, e a pessoa pode ter uma ou várias.

-Vitimização, justifica o sofrimento e obtém gratificações.

-Negação, da sua própria necessidade e desejos para não sofrer fracasso.

-Culpa, evitando julgamentos e se pune.

-Procrastinação, deixando para depois mecanismo de defesa diante da sensação de incapacidade.

-Inconstância, começa e não acaba sem consequência de acertar ou errar.

Vai ter de mudar. Esses comportamentos requerem longo ou médio prazo de esforço para levar à outras alternativas.

Primeiro passo é reconhecer que esse mecanismo existe, numa reflexão para saber quais são os obstáculos que Mila, (ou você) cria.

Autoconhecimento pode acontecer individualmente, mas quando relacionado a traumas do passado, normalmente há a necessidade de profissional da psicologia para erradicar, pois são crenças limitantes.

Faz-se necessário avaliar qual seu objetivo, criar estratégias e adquirir algumas outras crenças tais como:

Seja confiante, reveja sua autoestima. Queira mudar de verdade. Esforce-se para que isso aconteça. Dê o seu melhor sempre. Saiba que mesmo assim humanos erram, é normal. Cerque-se de boas pessoas, no nosso exemplo, o Jonas é boa pessoa.

Seja vitorioso, Se é o protagonista da sua história, então faça uma vida feliz para você!

Eva disse: Eu não! Adão disse: Culpa seu Deus que me deu essa mulher.

A cobra disse: come Eva, que emagrece!” Marcos Meier


Comentarios


Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page