top of page

PIRÂMIDE FINANCEIRA - PERFIL DE QUEM ENTRA


A notícia de que mais uma vez uma pirâmide financeira fez um prejuízo violento a centenas de pessoas chamou minha atenção. Por que no século 21 ainda acontece? Inteirando-me para aprofundar esse assunto, encontrei a Dra. Bruna A Cabairo (Direito), que define esse crime como: “um modelo ilusório de oferta de dinheiro rápido. As pirâmides financeiras tem uma característica em comum:- a promessa de ganho extra e exorbitante com a indicação de novos clientes; e falta constante de informação sobre a empresa que oferece serviços”.

A notícia que me refiro relatou que a moça (bandida) se introduziu na sociedade religiosa como cantora gospel conseguindo mais de 120.000 seguidores. E junto ao marido ostentavam vida luxuosa nas redes sociais. Ofereciam a quantia de 3 reais a cada 1, caso investisse por sessenta dias, ou 4 reais caso fossem 90 dias de aplicação. Constando no contrato a possibilidade do negócio não dar certo incluindo perdas até a totalidade do investimento zerando o capital investido. O raciocínio de que aplicar 50 reais e no dia certo receber 200, no afã de conseguir dinheiro rápido e sem esforço, a pessoa aposta tudo que tem. Retira da poupança e de outras aplicações, vende carro, casa. Porém, na data estipulada não vai receber o combinado, e nem o capital investido. E não receberá em datas posteriores, caracterizando fraude.

Pessoas ávidas em acumular e ter patrimônios não dão conta que é algo surreal. Tornam-se inconscientes, não conseguem ver e como são quase sempre despreparadas na matéria educação financeira aceitam esse raciocínio de lucratividade extraordinário. Principalmente porque a cantora bem como seu esposo, é alguém conhecida (virtualmente), com ar de moça boa, e que não se acreditaria tratar-se de golpe.

Checar qual empresa? E o mais surpreendente é o fato de que não se importaram com o aviso no contrato assinado, onde reza a cláusula de que pode dar errado. Infelizmente enquanto o casal curtia uma receita de 150.000 reais mensal, aqueles que estavam em sua pirâmide necessitavam do dinheiro para continuar a vida, contando com muito mais do que foi investido, não recebiam nem explicações. Fato que enfureceu os investidores é que a justiça sabe que o ocorrido é fraude, mas é difícil reverter algo que foi assinado e consentido. Só quando após algum tempo provas comprovarem a fraude.

Em outros países não é diferente, os golpes financeiros aumentaram 300%, e 91% das vítimas são homens. Podemos elencar desejos de ganhar dinheiro fácil na crença do pouco esforço, assim como o desejo de levar vantagens através da esperteza individual, ou mesmo a dificuldade de adquirir objetos quando há desmedidas desigualdades no País, onde muitos não esperam conseguir uma casinha; até levar em consideração o desejo de ter dinheiro por inveja. Esses fatores são relevantes, mas não é condição para cair nesse golpe, e há outro dado que precisa ser observado bem de perto. O que faz a pessoa não se aperceber tratar-se de proposta ilusória é outra situação.

Segundo o médico psiquiatra e psicólogo Dr. Gonzalo Ramirez, geralmente os transtornos de personalidade levam a uma dificuldade de percepção e interação com situações e pessoas, podendo causar problemas ou limitações no relacionamento e contato social.

Numa breve análise sobre o perfil psicológico das pessoas que deixam que as enganem, percebe-se que além do desejo de obter lucro em menor tempo por necessidade, inveja ou ganância, elas também não têm pensamento crítico. E pensamento crítico não nasce com os humanos, e precisa ser aprendido, desenvolvido com a educação. É aprendido e depende de competências, como adaptabilidade, comunicação, negociação, empatia, ética, emoções. De vislumbrar caminhos e atuar.

Várias podem ser as causas dessa falta. Sabemos que os alunos não recebem nada que se pareça a essa formação nas grades escolares. E que não incluem pensar filosoficamente. Infelizmente o que os transtornos emocionais fazem é justamente alterar a visão de si e de mundo no indivíduo. E isso dificulta estabelecer o pensamento crítico. Nossa sociedade está culturalmente adoecida; emocionalmente lotada de transtornos que sequer são assumidos como tal. A saúde bastante precária, deficitária em vitaminas e bons nutrientes capazes de zelar pelo funcionamento normal das estruturas cerebral e corporal. E a quê conclusão chegamos?

Por muito tempo ainda os incautos cairão nas armadilhas de lindas palavras cores e aromas, por não possuírem elementos internos para distinguir o que é trigo e o que é joio.

“O sábio enxerga além das aparências – a essência.”

Comments


Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page