top of page

RELACIONAMENTO FAMILIAR SEGUE MATRIZ CRIADORA




"A vida começa verdadeiramente com a memória” (Milton Hatoun)


Das curiosidades sobre a lua, uma das mais aceitáveis hipóteses atuais, é de que nosso planeta, com 80% do seu atual total de massa, viajava a ermo no espaço, até que um planeta menor, denominado Theia, igualmente viajava, com suas coordenadas em direçãoà Terra e chocaram-se violentamente. No universo, devido a força da gravidade, os corpos não se separam, e uma parte de Theia fincou na Terra. Como ela bateu na lateral da Terra, girou-a no movimento que originou sua rotação formando nossas 24 horas, e a tombou ligeiramente alterando o seu eixo. Das voltas dadas, nos bilhões de anos, o ferro dos dois planetas concentrou-se mais no centro da Terra formando o nife, e aumentou seu diâmetro, sobrando para Theia agregar aos poucos as rochas espalhadas no espaço; e de tantos bilhões de anos,com os movimentos circulares, ambas adquiriram um aspecto arredondado.

Só que não para por aí, pois a Terra existe como a conhecemos, maravilhosa e habitável, porque ela tem a Lua para fazer com que permaneça no eixo dando-lhe estabilidade na rota em torno do sol, causando estabilidade climática, fazendo a temperatura dos polos e dos trópicos estáveis, tornado-se responsável pelas marés auxiliares na orientação dos pescadores. E se de um lado ela, recebendo a luz do sol encanta e clareia e cria devaneios românticos enquanto a admiramos às noites, de outro lado, em quatro formas,( cheia minguante crescente e nova), propiciou a contagem dos meses, completando para a Terra uma volta em torno do sol, um mês, e os anos. Encontro brilhante!

Que semelhança quando um homem e uma mulher se encontram! Essa história se reproduz, pois à primeira vista parece que do choque do encontro vão perder a identidade, giram em torno de si e do outro, e os pensamentos convergem aos poucos causando fusão, escolhendo mesmos ideais, músicas; alguém sobreviverá com mais “ferro”, será o mais resistente, mas dependerá do outro que lhe dará equilíbrio para o “tempero das emoções”. Tudo parece perfeito seguindo na ordem de Deus Nesse novo sistema, agora familiar,um, propiciará a possibilidade da vida, e outro, as condicões afetivas para que os fruto se desenvolvam “redondinhos”. Um se preocupará com a rotina das estações; o outro, com a possibilidade das marés, e se tudo se encaixará como na divina criação de todas as coisas. Com o passar do tempo, com as voltas dos acontecimentos, teremos uma harmoniosa família que passará sua existência em consonância com as coisas consideradas boas e aceitáveis.

A grande pergunta é: E por quê não acontece assim, várias das vezes?

Por uma questão de orgulho, e desejo de dominação entre outras coisas, pois, quem quer ser a Lua? Quem quer ser a Terra? No Universo naturalmente tudo acontece a partir do encontro, a rota, o impacto que o choque promoveu; da força gravitacional, da lei da impermanência, para que se ordenassem.

E nós, os humanos? Temos a pretensão de acreditar existirem posições de hierarquia, umas melhores, e que essas deverão ser as nossas. A pessoa pode ser Theia, mas se acredita Terra, ou ao contrário. São as altas pretensões, e na maioria das vezes uma idéia destorcida a nosso respeito. Nosso EU inflaciona, acreditamos poder ser Terra e Lua ao mesmo tempo, insistindo não em um, mas em vários papéis para o qual não estamos preparados, ou que nem faz o nosso perfil. Muitos casamentos são desfeitos por conta desse “Desejo de Dominação” inerente ao ser humano.Vemos muitas disputas nos relacionamentos, e que só levam ao desgaste. E sem vencedores, pois todos perdem.

Se ambos os cônjuges quiserem a mesma posição, e como sabemos pela lei de física que” dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo,” poderemos ter um outro tipo de acidente no universo, o choque de “meteoritos” atraídos pela força gravitacional, ao entrar na atmosfera da Terra, que se pequeno poderá ser transformado em pó, mas se for um meteorito grande, terá o poder de machucar, abrir “crateras nos corações”

E seus frutos, se desenvolverão redondinhos? Até pode ser, mas não será fácil, pois normalmente a criança servirá como depositária dos desafetos familiares. Receberá mimos e aprovações desnecessárias, prejudiciais ao seu desenvolvimento, será privada de paz, quase tragada pelo buraco negro, isto é, um lugar tão denso que retém até a própria luz do sol.

Podemos aprender com a natureza original da Criação de Todas as Coisas e perceber que é a Mesma Matriz - no Universo, na Terra, na Família. Basta observarmos.

“O presente do passado é a memória. O presente do presente é a intuição direta. O presente do futuro é a esperança”. (Cassiano Ricardo Martins Bavo, Doutor em Ciências Sociais pela PUC)

Matéria publicada no jornal março/2021

コメント


Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page